Nos últimos dias 12 e 13 aconteceu em São Paulo o MVP Conf LATAM 2019. O maior evento Técnico de Experts Microsoft.

Além do ser organizado pelos próprios MVPs, todo o dinheiro arrecadado é doado para 1 instituição de caridade de cada região do Brasil.
Foram 2 dias de muito conteúdo, aprendizado e networking. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns dos grupos de Arquitetura de Software | .NET, DotNet Brasil e do Coders in Rio.

As palestras que assisti foram as seguintes:

  • Azure DevSecOps com Jaqueline Ramos – Nessa palestra, foi introduzido os conceitos de DevSecOps e como utilizar em conjunto com o Azure DevOps.
  • Mongodb Modelando em Document Model Além do NoJoin! com Leandro Amante – Nessa palestra, foram apresentadas formas de modelar meus dados de forma correta para evitar os erros mais comuns.
  • Testando sua aplicação ASP.NET Core de ponta a ponta – Victor Cavalcante e Giovanni Bassi – Foram apresentadas as formas de testar a aplicação com testes de unidade, integração e funcionais. Para melhorar a qualidade de entrega do software.
  • Aplicando Testes Automatizado com Selenium e Azure DevOps com Renato Groffe e Milton Camara – Nessa palestra, Renato explicou como utilizar o Selenium WebDriver para construirmos testes funcionais e Milton demonstrou como utilizar os teste no Azure DevOps. Para incluirmos no processo de CI / CD.
  • Oportunidades e riscos da IA e Computação Cognitiva para o Varejo com Emerson Facunte – Aconteceu um bate papo sobre como podemos utilizar seerviços de IA e computação cognitiva para melhorar a experiência do usuário no varejo.
  • Testes de unidade eficazes com André Baltieri – Nessa palestra, o Baltra apresentou formas de rafatorar nossas aplicações para torna-las testaveis de forma a melhorar a manutenção de projetos já existentes.
  • Desenvolvimento de sistemas distribuídos com Akka.Net com Alexandre Brandão – Nessa palestra, foi apresentado o modelo de atores e como utilizar em conjunto com o Akka.net para criarmos sistemas distribuídos.
  • Reconhecimento de caracteres com opencv e serviços cognitivos com Italo José – Nessa palestra, foi apresentado o OpenCV para tratarmos nossas imagens, antes de utilizamos serviços cognitivos.
  • Criando e orquestrando aplicações .NET com Azure Service Fabric com Jhonathan de Souza Soares – Nessa palestra, foi apresentado o conceito do
    Azure Service Fabric e como orquestrar uma aplicação Asp.Net Core.
  • Hospedando serviços legados no Service Fabric com Igor Abade – Nessa palestra, foi apresentado como utilizar o Service Fabric para hospedarmos serviços legados com WCF.
  • Obtendo feedback da sua audiência com Visão Computacional com André Luiz Secco – Nessa palestra, foi apresentado como podemos utilizar os serviços cognitivos da Microsoft. Para obtermos feedback através de expressões faciais.
  • Migrando de ASP.NET para ASP.NET Core com Eduardo Pires – Nessa palestra, foi apresentada técnicas para migrarmos nossas aplicações ASP.NET para o ASP.NET Core e evitarmos algumas armadinhas na migração.

A palestra sobre criação de soluções IoT com Jaime Ernesto não consegui chegar a tempo para assistir. Pois encontrei alguns seguidores do site e do Canal Coders in Rio e o almoço no sábado foi mais prolongado.

Muito obrigado a todos da organização, os palestrantes e em especial aos seguidores do Canal Coders in Rio e do meu site, foram muitos feedbacks e com toda certeza vai me ajudar a evoluir mais o conteúdo que produzo.

Ano que vem espero reencontrar todos e conhecer ainda mais pessoas da nossa comunidade. Até a próxima.